quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JUSTIÇA

    JUSTIÇA


Eu sou uma pessoa justa, uso sempre o meu sentido de justiça para tudo que me acontece. Essa é uma frase que ouvimos muitas vezes, quando não somos nós mesmos que a proferimos, mas somos mesmo justos ?
Segundo o dicionário Houaiss da língua português justiça é :
substantivo feminino
1 qualidade do que está em conformidade com o que é direito; maneira de perceber, avaliar o que é direito, justo
Ex.: não há como questionar a j. de sua causa
2 o reconhecimento do mérito de alguém ou de algo
Ex.: a história ainda há de fazer-lhe j.
3 conjunto de órgãos que formam o poder judiciário
4 o conjunto de pessoas que participam do exercício da justiça
Ex.: a j. vem reivindicando melhores salários
5 cada uma das jurisdições encarregadas de administrar a justiça
Exs.: J. Civil
 J. Militar

A nossa justiça é muito diferente da verdadeira justiça, que é a Justiça Divina, a nossa justiça é pessoal, e está sempre voltada para a nossa visão. Se hoje nos ajudam, nosso senso de justiça nos indica que aquele que nos foi favorável é uma pessoa excelente, mas se amanhã esta mesma pessoa por quaisquer que sejam os motivos não podem nos ajudar, normalmente nosso mesmo sendo de justiça, já julga o individuo como uma pessoa egoísta, um ser ruim e por ai vai. Somos mesmo justos ? Alias o que é ser justo ? Segundo o mesmo dicionário justo é :
   adjetivo
1 que é conforme à justiça, à equidade, à razão
Ex.: decisão j.
2 que julga e procede segundo a equidade; probo, reto, íntegro
Ex.: árbitro j.
3 que cabe a cada indivíduo por direito ou dever; devido, merecido
Ex.: o castigo foi j.
4 que tem grande rigor ou precisão; preciso, exato
Ex.: um escritor que procura sempre a expressão j.
5 que se apoia em boas razões; fundado, legítimo
Ex.: j. indignação
6 conforme à verdade, razoável
Ex.: uma apreciação j. dos fatos
7 perfeitamente adequado
Ex.: o bom ator sabe usar, em cada situação, a inflexão j.
Percebemos que o que imaginamos por justiça não é nada mais do que mais um rompante do nosso EU, a nossa justiça é nossa, e só vê nossos interesses, quem está conosco é bom, quem nos diz não está contra nós. Hoje fazemos algo não muito certo (não muito certo é errado mesmo) e queremos ser aliviados, mas amanhã quando nosso próximo faz a mesma coisa queremos que ele seja castigado. Temos muitos exemplos a dar a respeito da nossa justiça, um simples é quando o nosso time de futebol faz um gol de maneira irregular e nós vibramos na maior cara de pau, e no mesmo jogo o time adversário faz um gol também de forma irregular e nós, os caras de pau, ficamos revoltados, chamamos o juiz de ladrão, perguntamos se ele é cego,  mas  não estamos tendo 2 pesos e duas medidas ?
Estamos demonstrando nossa justiça, nossa justiça é a nosso favor sempre. Essa é a nossa justiça, nos servindo. Seria isso verdadeiramente justiça ? Em Isaías 64.6 diz: “ Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo de imundícia...”  Essa é a nossa justiça na visão de DEUS. Porque para DEUS justiça é outra coisa, a Bíblia diz que DEUS ama a justiça, e que os céus anunciam a justiça de DEUS, e que a justiça de DEUS se eleva até aos céus, a justiça de DEUS é justiça eterna, só no SENHOR há justiça e muito na Palavra nos mostra o que é a justiça de DEUS, sabemos que DEUS é amor, mas também é justiça. DEUS não tem dois pesos e duas medidas, vejamos Moises, DEUS agiu com Sua justiça com ele, vamos pegar apenas esse exemplo, pois temos dezenas, Moises é escolhido para ser o libertador do povo hebreu, um homem que para o judeu tem um peso imenso, esse homem que tinha uma das maiores intimidades com DEUS descritas na bíblia, ao errar teve o mesmo fim que todos os murmuradores no deserto, morreu sem entrar na Terra prometida, isso foi justiça de DEUS. Até hoje ouvimos falar que o fim de Moises não foi justo, pelo papel que ele teve, mas DEUS é justo e diferente da nossa justiça que é pessoal a justiça de DEUS é universal, por isso temos tantas dificuldades de entendermos que mesmo nós servos do SENHOR, estamos sujeitos a termos as mesma doenças que os incrédulos, os mesmos problemas que todos que vivem sobre a terra, pois DEUS é justo. Ao termos nossas vidas nas mãos do SENHOR, não passamos a sermos imunes aos problemas relacionados aos seres humanos, o que nos é garantido é a vida eterna, somos salvos. Ficaremos gripados, teremos pneumonias, teremos câncer, ficaremos desempregados, entes queridos morrerão, nós morreremos,  o sol vai brilhar para todos nós, vai chover para todos, todos nós estamos sujeitos a tudo, JUSTIÇA de DEUS. O que temos que ter sempre em mente é que a justiça de DEUS é universal, para todos.
DEUS é justiça. Entender a justiça de DEUS é mais um dos atributos de DEUS que só entenderemos com a intimidade que podemos ter com DEUS. A intimidade com DEUS nos fará entender, ou para muito de nós, termos uma idéia dos atributos do SENHOR, na verdade tais entendimentos são grandiosos demais para nós, e alguns deles não entenderemos mesmo nesta vida. Mas sobre a justiça de DEUS a Palavra é totalmente clara, com uma intimidade com o SENHOR a entenderemos.
Continuemos a crescer diante do SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário