sábado, 23 de abril de 2011

OBEDECER

OBEDECER





Queridos, existem algumas questões que nos é realmente de difícil aceitação, pois sai do nosso entendimento e nós procuramos racionalizar todos os nossos passos. Por que nos é muitas vezes tão difícil obedecer ?

Obedecer é um ato que passa por cima de nós, por cima do nosso “eu”, e o tamanho do nosso “eu” é proporcional a nossa obediência a DEUS. Afinal convém que eu diminua e ELE cresça. Mas quanto queremos diminuir ? É realmente difícil passarmos por cima de nós quando estamos cheios de nós mesmo, afinal eu sei o que é melhor pra mim e em que momento quero isso e aquilo, não é ? Obedecer a DEUS não é algo simples, pois é ir contra a nossa vontade. Normalmente nossa vontade reflete os desejos de nossa carne, que milita contra o espírito. E isso é nossa carnalidade, é algo inerente ao homem, homem natural, mas e quando somos cheios do Espírito Santo, como agimos ?

Continuamos em nossa luta interna, mortificando a cada dia nossa carne, sobrepujando nossa alma e fortalecendo nosso espírito, canal de ligação com o Espírito Santo de DEUS. Obedecer a DEUS é nosso alvo, nossa meta, mas temos intercorrências no caminho, toda vez que a nossa vontade é feita, quando nos colocamos no centro da nossas vidas. O evangelho é loucura, dar a outra face, andar duas milhas, amar a quem nos odeia, perdoar e tantos outros valores que a Palavra nos coloca, tantas maneiras de expressar amor, e uma dessas loucuras que a própria Palavra nos fala é obediência. O mundo a todo momento, em tudo ensina que o homem deve seguir seus instintos, seus sentidos, valorizar sua individualidade e competir sempre, vencer é derrotar o próximo, e amor, amor só por uma pessoa que você se interesse afetivamente, dar a outra face, pedir perdão, obedecer são valores desprezíveis aos homens, como dissemos: loucura.




Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros” 1 Samuel 15:22



Nós sabemos disso, mas porque nem sempre vivemos essa verdade ?

Irmãos o que nos leva a nem sempre obedecermos, pois em muitos momentos obedecemos sim, mas não sempre, o que nos leva a isso somos nós mesmos, quando nós somos senhores de nossas vidas nós escolhemos o que fazer, nós escolhemos o que ler, nós pensamos o que dizer e claro nós julgamos o que obedecer... nós... nós... nós. Foi de proposito que escrevemos neste paragrafo tantas vezes o “nós”, para que nós, juntos analisemos como o nós faz parte de nosso dia a dia, de nossa vida e nós mesmos.

Quando “nós” estamos em nós, ELE não tem espaço para estar em nós, então nos guiamos, e somos cegos seguindo para o abismo. Obediência requer amor, conhecimento e caminhada. Ao amarmos o SENHOR vem imediatamente o desejo de cumprir a Sua vontade, precisamos conhecer Sua Palavra para sabermos o que e como poderemos agradá-lo, conhecer ao SENHOR implica em conhecer a Palavra, conhecimento nos levará a uma caminhada com ELE. Durante essa caminhada um dos “quebra-molas” que vai aparecer no nosso caminho é o Obedecer. Teremos que diminuir nossa velocidade, passarmos devagar e seguirmos, o quebra-molas não é para nos fazer parar, mas nos fazer diminuir a velocidade, pois algo diferente da normalidade há a frente, como uma escola, travessia de pedestres, rua pouco transitável, mas ele está ali, para que diminuamos a velocidade, e não causemos incidentes ou acidentes, ao vermos um quebra-molas obedecemos e diminuímos, se tivermos juízo... Se passarmos direto por ele sem obedecer, no minimo seu alinhamento foi perdido, mas pode acontecer com o veiculo coisas mais graves, mas podemos nos deparar com um atropelamento e coisas do tipo, não obedecer foi primordial para que a situação saísse do nosso controle.

Esse simples paralelo talvez pode nos fazer refletir sobre a importância da obediência. Irmãos, uma das grandes benção de congregarmos é o testemunho, ao vermos a obediência de alguns irmãos nos serve de estimulo. Sejamos irmãos, testemunhos uns aos outros, primeiro de amor, depois de obediência também. Estejamos vivendo a PALAVRA, conhecendo-a, vivendo-a a cada dia e evidentemente obedecendo-a. Procuremos viver em obediência a Palavra do SENHOR, cumpramos o Seu chamado, não nos desviemos desse chamado, pois obedecer é melhor que sacrificar.

Alguns versos da Palavra para refletirmos.






Dt 8:20 - 
Como as nações que o Senhor destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do Senhor vosso Deus.
Dt 21:18 - 
Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
1Sm 15:22 - 
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Dn 9:11 - 
Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; por isso a maldição e o juramento, que estão escritos na lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós; porque pecamos contra ele.
At 5:29 - 
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
At 7:39 - 
Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito,
Rm 6:16 - 
Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
2Ts 3:14 - 
Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.








Renato Gomes, servo do SENHOR YESHUA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário