terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ELE OU EU

    ELE OU EU


A lei nos faculta o direito de ir e vir, nos parece um preceito maravilhoso, principalmente quando olhamos para países como a China. Temos nossos direitos constitucionalizados, regras que ajudam ou pelo menos pretendiam ajudar a sociedade se relacionar, mas na verdade não era para ser assim, e só chegamos a isso por que um dia o homem ouviu outra voz...
Ao ouvir outra voz nasceu o “EU” ou o Ego:
“substantivo masculino
1 Rubrica: psicologia.
núcleo da personalidade de uma pessoa
2 Rubrica: psicologia.
princípio de organização dinâmica, diretor e avaliador que determina as vivências e atos do indivíduo
3 Rubrica: psicanálise.
de acordo com a segunda teoria freudiana, instância do aparelho psíquico que se constitui através das experiências do indivíduo e exerce, como princípio de realidade, função de controle sobre o seu comportamento, sendo grande parte de seu funcionamento inconsciente”
                                                       (dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa)

Em Gn 3.7 após comerem do fruto da árvore se viram nus, ali se olharam, então nasceu o EU, e logo após DEUS o chamar (Gn.3.9) e ele respondeu(Gn3.10):  ouvi a tua voz no jardim, e porque (EU) estava nu, tive medo, e (EU) me escondi”.
Pronto o único homem que teve livre arbítrio fez sua escolha, escolheu ser ele, com ele mesmo. A partir daí herdamos sua escolha e na verdade não escolhemos decidir ou não, nascemos em pecado, qual pecado ? o pecado da desobediência a Deus por escolha do primeiro Adão.  JESUS veio  redimir-nos, Ele é o único Caminho por onde podemos chegar a DEUS. 
Foi DEUS, antes da fundação do mundo que decidiu trazer-nos a sua salvação, enviar  JESUS e nos fazer um com Ele e Ele em nós. Quem somos nós ? quem é você ?  quem sou eu ?  nós somos aqueles que matamos os profetas, crucificamos JESUS, martirizamos os apóstolos, os que guerreiam e sem piedade matamos os mais fracos, oprimimos os pobres, invejamos os ricos, sendo rico massacramos os nossos empregados, sendo empregados prejudicamos os nossos iguais e toda oportunidade que temos quebramos uma engrenagem da maquina para dar prejuízo ao patrão. Nós somos aqueles que casamos, mas desejamos outras mulheres, que estupramos, somos os pedófilos, os aliciadores, os que vendem mulheres a prostituição, nós somos os assassinos, os corruptos, os que dissimuladamente nos colocamos como pessoas de bem para chegarmos onde desejamos, somos inteligentes, e por isso achamos que podemos desenvolver teorias onde colocamos DEUS fora de tudo que tem haver conosco,  somos os mesmos que tentamos manipular a Palavra de DEUS aos nossos interesses, alias fomos nós que queimamos pessoas em fogueiras por discordar de nós, somos mesquinhos, avarentos, idolatras, maledicentes, lascivos, provocamos porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções guerras, fome, nudez e muito, muito mais, e mesmo assim nos achamos no direito de termos direito e dentre outras coisas exigimos que DEUS faça como pensamos. Afinal eu sou eu e tenho direitos.
A bíblia nos mostra em muitos momentos que foi DEUS quem nos escolheu, afinal de contas em que momento sendo nós tudo aquilo que foi dito e muito mais, teríamos condições de por nós mesmo levantarmos e falar em alto e bom tom: “eu te aceito SENHOR”, e somos “nós” que aceitamos o SENHOR ou o SENHOR é que nos aceita ? ELE que nos escolhe, quem sou eu para escolher a DEUS, sendo ELE Santo e eu a porcaria que sou. O que pode haver em mim para ELE me escolher ? olhemos uns aos outros, vejamos que diferença temos: um é mentiroso outro não, mas o que não é mentiroso é iracundo, e por ai vai, nada em nós poderia fazer-nos diferentes uns dos outros a ponto de DEUS ver em mim algo que não visse em meu irmão.  Assumir dentro de nós essa afirmativa mexe muito conosco, pois toca em algo que nos é muito forte, o EU, por que EU acho, EU vejo assim, EU digo, EU escolho, EU, EU, EU. Ao nos confrontarmos como a afirmativa bíblica que DEUS nos escolheu antes da fundação do mundo, ELE nos escolhe, ELE é que disse SIM pra mim e não eu a ele, afinal eu estava morto nos meus delitos. O que eu tenho então para ELE ter me escolhido ? “Em verdade vos digo” eu não sei qual critério DEUS usou, pois o que realmente nos importa e nos deixa com grande temor é que DEUS escolheu a nós, isso cria em nós uma responsabilidade tremenda afinal DEUS nos escolheu, isso muda tudo.  Se nós entendermos que fomos escolhidos veremos DEUS de uma maneira muito diferente que víamos, ELE me escolheu, eu não tenho nada diferente em mim de um não escolhido, nada ! mas DEUS me escolheu, então o meu EU morreu, pois ELE não serve pra nada, “não vivo EU, mas CRISTO vive em”, CRISTO vive em mim, vivo pela fé no Filho de DEUS.  Negar que somos escolhidos e que nós escolhemos JESUS, é ainda viver por nossas escolhas, e nossas escolhas jamais nos daria o prazer de escolher por JESUS, “o bem que quero esse não faço, mas o mal que não quero esse faço”, quem disse isso já andava e conhecia o SENHOR e sabia que a carne pendia para as coisas do mundo, se andando com o SENHOR pendemos, imagine nos nossos pecados e delitos, em que momento escolheríamos o SENHOR ?   onde entra o meu direito ? direito de que ? quem somos nós para contestar o SENHOR ?  DEUS  é imensurável, o que somos nós perto dEle ? ELE criou tudo que vemos, ouvimos, sentimos, ELE nos criou, e nós teríamos realmente como dizer NÃO pra DEUS ? É isso que achamos, que DEUS nos  chama e nós é que falamos SIM ou Não ?  então deixamos de ser criaturas e somos co-criadores.  DEUS pode tudo, ELE nos fez, nos criou, e não foi para sermos felizes, foi para a HONRA e GLORIA  dELE, somos criaturas, estamos sempre sujeitos a ELE e não ELE a nós.
Que o SENHOR nos ajude e caminhe conosco para aprendermos mais dELE, pois sabemos muito menos que imaginamos dELE.
Com relação ao  meu direito, JESUS ao contar a parábola dos trabalhadores (MT. 20) no versículo 15 na primeira parte ELE diz assim:  “Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu?” Somos do SENHOR, os que O tem como SENHOR e SALVADOR de suas vidas, e os que não O tem também são, o fim de cada grupo é que é bem diferente.
Meditemos na Palavra e DEUS nos dará a conhecê-LO cada dia mais, pois necessitamos saber mais sobre ELE, precisamos diminuir e ELE ser o que tem que ser em nós, Dono de tudo, essa resistência a aceitar que somos escolhidos e que na verdade não teríamos como escolhe-LO, é algo que precisar ser quebrado em nós, para que possamos ter inicialmente a dimensão dessa escolho eterna.
 DEUS NOS ABENÇOE  !!!!!       

                                

Servo do SENHOR, o menor deles, mas servo, Renato Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário